sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Design é arte?

Antes eu achava que era só uma pergunta boba na web, mas depois de ver em muitos sites, fiquei pensativo, DESIGN É ARTE OU NÃO???. Bem, não sou eu que posso responder isso, pois várias pessoas espalhadas pelo mundo tem opiniões diferentes sobre o assunto. Mas no meu ponto de vista, vejo design como um meio termo entre ARTE, comos nas pinturas de Michelangelo, e PROJETO, como uma planta de uma casa. Mas porque PROJETO? Geralmente, designers fazem trabalhos para outras pessoas, e para isso eles devem fazer o que o cliente deseja, "EU QUERO A ARTE ASSIM, COM ISSO, DESSA COR.....", e em grande parte das vezes eles não colocam o seu "toque", sua propria marca no trabalho. Eles tem objetivos, uma mensagen a ser passada, diferentemente de arte, que é uma coisa questionadora, que deixa o espectador em duvida. Cada pessoa olha para um quadro e tem uma sensação diferente. Mas também não deixa de ser arte, uso de cores e formas caracteriza a arte. Então podemos de dizer que Design é ARTE E PROJETO, não é????

Nenhum comentário: